Arquitetura CPQD iD

Modelo conceitual em camadas

A fim de facilitar o entendimento conceitual da solução de Identidade Digital Descentralizada ou Identidade Digital Autossoberana, foi desenvolvido pelo CPQD um modelo conceitual em quatro camadas que representam os seguintes segmentos da solução: i camada de aplicação; ii camada lógica e de regras de negócios; iii camada de integração e iv camada de segurança que é transversal em todas as demais camadas, visando garantir a disponibilidade, confiabilidade da aplicação e confidencialidade das informações trafegadas pela solução CPQD iD de Identidade Digital Descentralizada.

text

Figura 1: Modelo conceitual em camada de Solução SSI

A seguir, será apresentado mais detalhes de cada uma das camadas do modelo conceitual da solução CPQD iD de Identidade Digital Descentralizada.

Camada de aplicação

Camada responsável por prover uma API para integração de aplicações clientes.

text

Figura 2: Camada de aplicação

Ressalta-se – mas não está limitada – as seguintes aplicações clientes:

  • Aplicações web para clientes corporativos (e.g.: emissores e verificadores);

  • Aplicação web para administração e operação da solução;

  • Sistemas legados.

Essa camada pode ser considerada o principal recurso de integração com aplicações clientes. É por meio dela que sistemas legados realizam seus acessos de integração com as principais funcionalidades desenvolvidas na solução.

Camada lógica e regras de negócio

Camada dos componentes que implementam as funcionalidades da solução de Identidade Digital Descentralizada para a criação e gerenciamento de agentes verificadores, agentes emissores, definição de credencial e configurações necessárias para os participantes (configuração de rede, de emissão de credencial, verificação de credencial e registro de aplicações de domínio do cliente).

text

Figura 3: Camada lógica e regras de negócio

Camada de integração

Camada dos componentes que realizam integração aos serviços necessários da plataforma de identidade do CPQD (CPQD iD), como por exemplo serviços de cloud, Billing e antifraude. Além disso, são responsáveis por integrar a solução a serviços de banco de dados e redes DLTs.

text

Figura 4: Camada de integração

Camada de segurança

Camada dos componentes de Segurança da Informação, garantindo à plataforma alta disponibilidade, confiabilidade e confidencialidade dos dados e informações por ela trafegados.

text

Figura 5: Camada de segurança

Arquitetura da Solução de Identidade Digital Descentralizada

O metassistema de Identidade descentralizada é composto majoritariamente por três atores: o emissor, o usuário (holder) e o verificador. Muito tem se debatido e testado no âmbito do holder, como a criação de carteiras digitais, usabilidade para consentimento e gerenciamento de seus dados, mas o mesmo não ocorre com os emissores e verificadores, que geralmente são compostos por organizações e, ao invés de manusearem uma aplicação mobile, no formato de uma carteira, possuem aplicações implantadas em nuvens que automatizam processos e tomam decisões.

Os desenvolvimentos do CPQD são baseados em agentes em nuvem, que se mostraram efetivos quanto à segurança, versatilidade e persistência das informações, ainda que em casos de sinistros (como perda ou roubo do dispositivo). Ao prover um Agent Cloud, torna-se mais simples e natural a criação de um agente “multiplataforma” para o gerenciamento da identidade descentralizada das pessoas. Isso torna possível ofertar a solução CPQD iD de identidade digital descentralizada na forma de serviço (SaaS – Software as a Service).

A plataforma possui funcionalidades para gerenciamento de agentes — para operação de credenciais verificáveis — e fornece os seguintes recursos:

  • Criação de Agents Clouds;

  • APIs para integração com os Agents Clouds;

  • Mecanismos para mensageria de eventos entre agentes;

  • Aplicações clientes facultativas para administração dos agentes (tanto mobile quanto web);

  • Sistema de antifraude para detecção de fraude em transações realizadas pela identidade dos usuários.

A fim de se atender às exigências de uma solução escalável e de alta disponibilidade para Identidade Digital Descentralizada, foi concebida uma arquitetura de solução de nuvem baseada em microsserviços. Além disso, para a correta integração entre os componentes e também um bom desempenho das requisições entre os microsserviços, foi projetada a implantação de um sistema de mensageria utilizando a ferramenta Apache Kafka. Na imagem abaixo é possível visualizar a arquitetura proposta para a solução de Identidade Digital Descentralizada por demanda, CPQD iD.

text

Figura 6: Arquitetura de microsserviços da Solução de Identidade Digital Descentralizada, CPQD iD.